♥
livros-2 category image Cinquenta Tons de Liberdade – E.L. James 03/12/2012 | Postado por Roberta | 41 comentários

O ditado popular “falem bem, falem mal, mas falem de mim” é posto a prova pela trilogia de E. L. James, que começou com o polêmico Cinquenta Tons de Cinza e continuou com Cinquenta Tons Mais Escuros. Dividindo opiniões mais do que qualquer outro lançamento dos últimos anos, as vendas já chegam a mais de 60 milhões de cópias em 37 países. Porém, para a tristeza de alguns e a felicidade de muitos, a história de Anastacia Steele e do enigmático Christian Grey chegou ao fim.

Cinquenta Tons de Liberdade foi publicado no dia 08 de novembro pela Intrínseca, e eu não podia deixar de vir comentá-lo em mais uma sessão extraordinária. Lembrando que por se tratar do terceiro volume da trilogia, spoilers são inevitáveis. Caso não tenha lido os dois volumes anteriores e não queira estragar a surpresa, domine sua curiosidade.

O último volume inicia-se com algumas cenas em flashback, através das quais acompanhamos o casamento de Ana e Christian. Sim! O Sr. Não Mando Flores Muito Menos Namoro foi fisgado! Entretanto, a felicidade dos dois ainda não é plena.

Ele está dizendo não? Minha mente estra em queda livre – isso já aconteceu antes? Meu inconsciente balança a cabeça, os lábios apertados, e me encara através dos seus óculos de meia-lua, com aquela sua expressão de você-realmente-abusou-dessa-vez.

Embora os problemas entre os dois tenham sido superados pouco a pouco, a ocorrência de um incêndio criminoso no prédio da empresa de Grey e a sabotagem de seu helicóptero trazem a insegurança novamente para a vida do casal. Não se sabe quem está por trás desses atentados. Será que as ex-submissas de Christian representam uma ameaça? Ou será alguém relacionado ao seu passado?

Definitivamente, Cinquenta Tons de Liberdade não é o melhor da trilogia. Últimos volumes sempre me desagradam um pouco, pois há a necessidade de resolver rapidamente todos os conflitos de uma forma que o suspense seja mantido até a última página. Mesmo assim, a autora conseguiu surpreender em meio a clichês que já esperados.

Recheado de romance, neste livro também houve espaço para ação. Até eu que não sou fã desse tipo de cena me surpreendi com algumas delas, inclusive com uma perseguição de carro de tirar o fôlego. Porém, não tenho muitos parâmetros para estabelecer uma comparação de fato.

As práticas de sadomasoquismo, que ficaram em segundo plano em Cinquenta Tons Mais Escuros, reaparecem, trazendo inclusive inovações, se é que vocês me entendem… Até mesmo personagens secundários foram muito mais desenvolvidos neste volume. Além do notável amadurecimento de Ana e Christian desde Cinquenta Tons de Cinza, as mudanças são visíveis, e muito verossímeis.

O que realmente me incomodou foram as discussões repetitivas entre o casal, que nunca chegava a um senso comum. Assim como algumas dessas discussões se arrastam desde o primeiro volume, há a mania de superproteção de Grey, que chega a níveis extremos. Porém isso até que tem certo charme, não é?! Toda mulher gosta de ser cuidada.

Enfim, descobrimos em detalhes como iniciou-se o relacionamento de Christian com Elena, sua amiga e ex-dominadora, e mais alguns detalhes sobre a sua infância traumática. Acredito que todos os pontos deixados em aberto nos outros volumes foram atados. Felizmente.

Ele sempre será o Cinquenta Tons… Meu Cinquenta Tons. Se quero mudá-lo? Não, não exatamente – apenas na medida em que quero vê-lo se sentir amado. Ergo o olhar timidamente, e aproveito um momento para admirar sua beleza cativante… Ele é meu. E não é só o encantamento do rosto e do corpo muito atraentes que me enfeitiçam. É o que há por trás dessa perfeição que me atrai, que me chama… Sua alma frágil, machucada.

A maior surpresa foram os capítulos extras inseridos pela autora, contando o primeiro Natal de Christian com a família Grey e o momento no qual Christian e Anastacia se conheceram, narrado sob o ponto de vista de Christian, o que é simplesmente sensacional.

Em seu site oficial, E. L. James não descarta a possibilidade de futuramente escrever uma continuação para a trilogia, assim como um livro sob a perspectiva de Christian, porém, em suas próprias palavras: “isto está em segundo plano no momento, já que há algumas outras histórias para serem contadas primeiramente”.

Após Cinquenta Tons de Liberdade, o que nos resta agora é aguardar pelos filmes que virão e rezar para que não os transformem em algum tipo de pornô barato. Empolgadíssima, torço para que o Sr. Grey seja interpretado pelo Ryan Gosling. Estou otimista, já que ele seria perfeito para o papel, no meu ponto de vista. O que vocês acham?

Foi uma trilogia que mexeu com a cabeça de muitas mulheres e homens ao redor do mundo, trazendo à baila alguns temas que ainda são tabus, e permitindo uma discussão sobre sexo mais aberta. Com certeza vale a pena refletir sobre a temática dos livros de James e dar uma chance a eles antes de ser influenciado pelas inúmeras opiniões negativas que vemos por aí, sem conhecimento de causa.

Há os que amaram, há os que odiaram. Mas a trilogia Cinquenta Tons nos ensina que nada na vida é em preto e branco, mas cinza, em cinquenta tons.



Postado por Roberta
Quase formada em Direito, mas ainda não sabe qual carreira seguirá. Sonha em abrir sua própria livraria e viajar pelo mundo. Pensa excessivamente sobre tudo. Há 23 anos tenta desvendar, pelo menos em parte, o que é viver. Acredita que nada é por acaso e aguarda o momento em que tudo fará sentido. Assim como espera a chegada de sua carta de Hogwarts que, certamente, foi extraviada.
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


41 comentários
Postado em 06/12/2012
Às 11:50

ADORON SACANAGI

brinks Rô sua linda çç

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

HSUAHSHSUA Obrigada, Bis! Beijos. :)

[Reply]


Postado em 12/12/2012
Às 00:50

Gostei de cinquenta tons e cinquenta tons de cinza agora quero ler o último, descaradamente (risos) amei

[Reply]


Postado em 12/12/2012
Às 12:12

Estou gostando muito no livro, atualmente estou lendo Cinquenta tons mais escuros, gostaria muito de chegar ao terceiro ele tivessem filhos.

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Não vou contar o final para não estragar a surpresa, mas tem muitas surpresas neste último volume. Beijos.

[Reply]


Postado em 23/12/2012
Às 00:05

Adorei seu texto, parabéns!

[Reply]


Postado em 23/12/2012
Às 20:56

Amei os dois primeiros e não consigo parar de pensar no terceiro.

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Eu também li um seguido do outro, a história é muito envolvente.

[Reply]


Postado em 23/12/2012
Às 22:37

Acabei de ler cinquenta tona mais escuros que na minha opnião é melhor que o primeiro da triologia (cinquenta tons de cinza) e estou bem anciosa para começar a ler cinquenta tons de liberdade.

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Eu gostei mais do primeiro da trilogia. Mas o terceiro volume tem várias surpresas e momentos de ação. Gostei bastante. :)

[Reply]


Postado em 23/12/2012
Às 22:51

Sinceramente o MEU Crystian Grey perfeito é Ian Somerhalder mais ele não se parece fisicamente com o Crystian precisa malhar uma pouco mais, e Anne Hathaway com uma lente azul é a Anastasia perfeita!

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Nunca tinha pensanda na Anne Hathaway como Anastacia, e realmente casaria bem, mas afinal que personagem a Anne não faria muito bem?! Sou fã!

[Reply]


Postado em 25/12/2012
Às 16:44

Ro, todas as suas resenhas foram muito dignas. Nenhum momento você caiu no senso comum ou no célebre haters gonna hate. Adorei o modo como o que prevaleceu foi sua opinião, sem influência baratas. Não sei se algum dia lerei a trilogia, mas se eu o fizer suas resenhas serão um grande influência. E mesmo sem ter lido eu concordo que Ryan Gosling seria perfeito para o papel por um simples motivo: RYAN GOSLING. Esse nome já dispensa qualquer explicação!

Beijos, Ro!

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Obrigada, Patty! Desde que começou o burburinho sobre o 50 Tons eu quis ler com a mente aberta para ter uma opinião real sobre o assunto, e não como vejo por aí muita gente falando asneira sem nem mesmo ter visto de perto algum dos livros da trilogia. Não é um livro que vá mudar vidas, ou candidato ao Nobel de literatura, mas é muito eu gostei muito e me diverti lendo. Beijos. <3

[Reply]


Postado em 26/12/2012
Às 00:58

Não não não, perfeito para o papel é o Matt Bomer… não tem outro.

[Reply]


Postado em 29/12/2012
Às 18:20

eu adorei os três livros ,mais o melhor é o ultimo é lindo ,apaixonante.fiquei triste por ter acabado, mas agora é esperar o filme…………………..

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Estou muito ansiosa pelo filme também! Até que gostei dos atores que foram escalados, vamos aguardar para ver se a química entre eles funciona e se fizeram um bom roteiro. :)

[Reply]


Postado em 02/01/2013
Às 22:15

Amei!!Estou indo para o último!!

[Reply]


Postado em 08/01/2013
Às 08:49

Otima resenhaa!!!

Estou terminando o ultimo e confesso q é uma historia que prende e marca a alma de qq mulher….

A autora TEM QUE escrever pelo menos uma edição com a visão do Sr Grey…

Só discordo de vc em relação ao ator pra interpretar o Cristhian pra mim o perfeito seria o Ian somerhalder, pq alem de LINDO ele tem todas as caracteristicas do Grey o cabelo o jeito sexy de tirar o folego rs…

E espero de verdade que qdo chegar nas telas os diretores saibam trazer toda a magia dos livros para o filme!

PARABEENS

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Obrigda, Jaqueline! Embora eu prefira o Ryan Gosling, não ia ficar chateada se escolhessem o Ian Somerhalder, ele é sensacional! HSUASH Beijos.

[Reply]


Postado em 08/01/2013
Às 12:49

Adorei,parabéns
Estou no final do segundo livro e simplesmente não consigo parar de ler!! Acho que me apoxonei por Gray, rsrsrss. Que venha o filme!!

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Impossível não se apaixonar pelo Mr. Grey! Aguardando o filme ansiosamente. Beijos.

[Reply]


Postado em 13/01/2013
Às 20:03

É mesmo fantástico os últimos capítulos da trilogia, sempre tive a imensa curiosidade de ler a partir da perspectiva do mocinho, se assim podemos dizer…amei a trilogia,é realmente viciante e mto diferente dos livros a qual estou habituada, com certeza agora sou uma fã da E.L.James,,, adoraria um livro da perspectiva do Grey… aguardo anciosa..

[Reply]


Postado em 14/01/2013
Às 12:11

Amei a todos os livros, agora para finalizar a autora poderia escrever os livros mas com ele narrando e com tudo oq ele pensa.

Não venho a hora de ver o filme.

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Eu iria adorar se E.L. James escrevesse um livro com a perspectiva do Christian, só com aquele capítulo extra já fiquei muito instigada. Vamos aguardar para teremos alguma novidade nesse sentido. :)

[Reply]


Postado em 14/01/2013
Às 19:57

Eu simplesmente acabei de ler o ultimo livro e entrei na internet para pesquisar o que estavam falando sobre a triologia… parabéns adorei a forma como vc descreveu o ultimo livro!!!

Eu amei a história e acho que seria perfeito se a autora escrevesse um livro narrando a versão do Christian, ai fiquei com um gostinho de quero mais!!!

Para o filme o meu Christian com certeza é Matt Bomer e a Ana é Alexis Bredel!!!

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Sim! Aquele capítulo extra deixou a todas nós muito instigadas, é muita visão bem diferente da que a trilogia foi narrada. Obrigada! A Alexis Blendel seria ótima para o papel mesmo. :)

[Reply]


Postado em 14/01/2013
Às 21:51

Parabéns! Fiquei fascinada com a trilogia, com certeza o ultimo perde um pouco para os anteriores, mas continua sensacional. Parabens pelo seu texto, algo sobre a trilogia com coerencia.

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Obrigada, Fabia! Como em todo último volume de série/trilogia se perde um pouco com a necessidade de dar um desfecho a todas as tramas, mesmo assim gostei muito. Beijos.

[Reply]


Postado em 15/01/2013
Às 12:20

Amei os dois e estou quase no final do terceiro e estou apaixonada pela historia e muito anciosa pelo filme!!! e Acho q o ator perfeito para Cristian eh Matt Bomer com certeza!!!!!rrsrsrrs…

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

A torcida pelo Matt Bomer era bem grande, mas infelizmente também não o escolheram. Vamos ver como vai ser o filme. Estou muito ansiosa. Beijos.

[Reply]


Postado em 16/01/2013
Às 21:36

a principio ouvi muita gente falando sobre a trilogia e eu estava um pouco indiferente à possibilidade de ler.. porém, uma amiga deixou seu livro comigo e um belo dia comecei a ler o vol. 1, pronto, foi dificil para de ler.. com isso, acabei lendo toda a trilogia em 4 dias… não descarto a hipotese de voltar e ler com mais calma..

[Reply]


Postado em 07/02/2013
Às 20:18

Quando vai sair a continuação da parte em que a história é contada pelo Christian Grey??

[Reply]

Nilsen Silva Reply:

Gabriela, eu nem sei se esse livro vai mesmo sair, até agora não vi nenhuma notícia a respeito! Mas fica tranquila que se divulgarem alguma coisa eu vou repassar nas redes sociais do blog pra deixar todo mundo informado, ok? :)
Beijos.

[Reply]

Roberta Peyres Reply:

Não tem nada confirmado ainda, mas a própria autora não descarta a hipótese de escrever algo sob a perspectiva do Christian, porém ela diz que tem outras histórias para contar antes disso. Vamos acompanhar para ver se sai alguma notícia sobre.

[Reply]


Postado em 30/09/2013
Às 17:17

SAHSU Eu não ia ficar chateada se o escolhessem. Ele é lindo. Infelizmente não foi, mas gostei do ator escolhido, vamos aguardar para ver como vai ser a química do casal no filme.

[Reply]


Postado em 30/09/2013
Às 17:18

Obrigada! :)

[Reply]


Postado em 30/09/2013
Às 17:18

Obrigada! :)

[Reply]


Postado em 30/09/2013
Às 17:19

Gostei muito da trilogia também! Espero que o último tenha correspondido às suas expectativas. Beijos.

[Reply]


Postado em 30/09/2013
Às 17:20

Sim, muita gente falando sobre e a maioria sem ao menos ter lido. Eu resolvi dar uma chance sem julgar e me surpreendi. :)

[Reply]


Postado em 30/09/2013
Às 17:21

Eu adoraria ler também algum livro com a perspectiva do Christian, seria muito divertido. Vamos aguardar para ver se autora realmente vai escrever algo assim.

[Reply]